Notícias - Notícias

Como o corpo se prepara para a amamentação

Como o corpo se prepara para a amamentação

Por EME Equipment em 25/10/2018

Você sabia que ao longo da gestação o próprio corpo se encarrega de deixar a mama pronta para a amamentação?

“Os ductos mamários e as células que serão responsáveis pela produção do leite começam a se desenvolver e a área fica mais irrigada de sangue, e a consequência mais perceptível disso é o aumento do volume das mamas”, explica a ginecologista e obstetra do Complexo Hospitalar de Niterói (CHN), Daniela Gomes.

A especialista reforça que existem quatro tipos de mamilos: alongado (ou comprido), invertido, plano e normal. “O normal é o tipo de mamilo mais comum nas mulheres, aquele que se exterioriza pelo menos um centímetro em relação à aréola, sem a necessidade de estímulos.

O plano é o mamilo que está praticamente na mesma linha da aréola, nota-se apenas o seu desenho, mas ele não é projetado. O invertido é o mamilo não visualizado, pois fica para dentro da aréola.

Existem dois tipos de mamilos invertidos e o mais raro é o invaginado, ou invertido propriamente dito, que não pode ser alterado. Já o mamilo retrátil ou umbilicado pode ser projetado para fora ao ser estimulado. Enquanto que o mamilo alongado ou comprido é muito saliente”, diferencia a obstetra. 

Segundo a obstetra, em alguns casos, as mulheres que possuem o mamilo plano ou invertido apresentam alguma dificuldade para amamentar, pois não são suficientemente salientes para que o bebê consiga alcançar e realizar a sucção. “Já quem tem mamilos alongados deve reparar se o bebê pega apenas o bico, o que favorece a formação de fissuras ou se apresenta reflexo de vômito ao fazer a pega”, observa.

A médica reforça que não há comprovação científica de que o banho de sol ajude a fortalecer os mamilos, mas quando tomado até às 11h e após às 16h é saudável como um todo para a gestante. 

Outro mito que ela faz questão de derrubar: “Não é necessário esfregar os mamilos com esponja áspera ou toalha para torná-los mais resistentes”, diz Daniela Gomes.

A obstetra orienta a não usar cremes ou pomadas nos mamilos, apenas se houver fissuras.

“Nesse caso, o médico indicará o medicamento adequado. É importante sempre consultar um especialista antes de aplicar qualquer tipo de medicamento durante a período lactário”, reforça.

Lembrando que a bomba elétrica tira leite materno Matern Milk é um equipamento da Eme Equipment destinado a auxiliar a retirada de Leite Humano, com conforto, sem causar dor ou incômodo a lactante, principalmente nos casos de mamilos invertidos, ingurgitamento, mastite ou para alimentação de RN prematuros e também para doadoras de Leite Humano.

O texto original você encontra aqui

Quero saber mais sobre amamentação

Matern Milk e a EME Equipment apoiam o aleitamento materno.

Gostou deste post? Aproveite para seguir nossa página no Facebook Instagram.

Compartilhar essa publicação
Comentar essa publicação

Assine nossa newsletter

Digite seu e-mail e receba notícias e novidades

Categorias

Encontre um representante

e solicite seu orçamento