Notícias - Notícias

Bebês estão na UTI em Jundiaí e precisam de doação de leite

Bebês estão na UTI em Jundiaí e precisam de doação de leite

Por EME Equipment em 02/08/2018

Quem tem um filho recém-nascido internado na UTI (unidade de terapia intensiva) sabe a importância de 1 ml de leite doado. Há quase um ano, nascia Rafael Azevedo, 790 gramas, prematuro de 29 semanas. A mãe dele, Adriana Azevedo lembra como o leite doado foi importante para a recuperação. "As doações eram muito importantes porque não era sempre que eu tinha quantidade de leite que ele precisava. Às vezes, 1 ml que fosse já ajudava", conta a mãe.

Assim como o Rafael, Jundiaí tem hoje, 22 bebês internados em Unidade de Terapia Intensiva (UTIs) Neonatais que dependem de doação de leite. Mas a realidade é triste pois, a quantidade existente no banco de leite de Jundiaí só é capaz de atender 16 recém nascidos.

De acordo com a nutricionista e coordenadora do banco. Marcela Bionti, é preciso sempre conscientizar as pessoas sobre a necessidade da doação de leite humano e sua relevância para a vida dos recém-nascidos. "Recebemos em média, 89 litros de leite por mês, porém usamos cerca de 98 litros ao mês para alimentar recém-nascidos internados nas UTIs Neonatais da Região, então todo mês temos um déficit de 9 litros".

Consciente da importância da solidariedade para a saúde das crianças, Adriana também chegou a doar e ajudar outros bebês. "Tiveram momentos em que ele não podia se alimentar, ficada de dieta zero. Então, o leite que eu conseguia ordenhar ia para o banco de leite. Ia para ele e para outros bebês que também estavam na UTI", relata sobre os seis meses em que o pequeno Rafa ficou internado na UTI.

É por isso que o Ministério da Saúde lança todos os anos uma campanha nacional de doação de leite materno, assim como campanhas de incentivo ao aleitamento materno e a livre demanda. Qualquer quantidade de leite materno é importante para estes bebês. O leite doado é destinado a crianças prematuras, de baixo peso, que estão internadas e não podem ser alimentadas diretamente no seio da mãe. Dependendo do tamanho do prematuro, 1 ml de leite materno já é suficiente para nutri-lo cada vez que ele for alimentado, como destacou a mãe do Rafael.

Com o leite materno, o bebê fica protegido de infecções e diarreias, cresce com mais saúde, ganha peso mais rápido e fica menos internado.

Para doar é simples

Toda mulher que amamenta é uma possível doadora de leite materno. Para doar, basta ter leite materno excedente, ser saudável e não ser fumante. As mulheres interessadas podem entrar em contato com o Banco de Leite Humano de Jundiaí, no telefone 0800-178155 de segunda à sexta-feira, das 7:00 às 13:00.

O Banco de Leite de Jundiaí ensina as mães interessadas à fazer a ordenha, os cuidados necessários e como armazenar o leite. Então a equipe se desloca até a residência da doadora para dar as orientações e levar o material para armazenamento do leite. O leite doado é recolhido da casa da doadora a cada 7 ou 10 dias.

Semana do Aleitamento Materno em Jundiaí

As atividades alusivas a data tiveram início nesta terça-feira (31) e as ações continuam durante a semana no SESCSenacMaxi ShoppingJundiaí Shopping e no Hospital Universitário, confira:

01/08 e 02/08 - Gincana interna no Hospital Universitário, na qual os colaboradores responderão a perguntas sobre o aleitamento materno e disputa entre os departamentos que arrecadarem mais frascos de vidro para armazenamento de leite humano doado.

03/08 - Palestra "Amamentação a base da vida", com a pediatra neonatologista Dra. Gleise Ap. Moraes Costa. A médica é avaliadora da IHAC pelo Ministério da Saúde. Atividade aberta ao público, que ocorre no Anfiteatro do Hospital Universitário.

06/08 - "Encontro de Gestantes", com troca de experiências e esclarecimentos de dúvidas a respeito da gravidez e amamentação. Atividade aberta ao público, que ocorre no Anfiteatro do Hospital Universitário.

07/08 - Encerramento da SMAM "Semana Mundial da Amamentação de 2018" com o encontro entre mães doadoras e mães receptoras de leite materno. O leite humano doado é 100% destinado aos recém-nascidos internados nas UTIs Neonatais da cidade. O encontro emocionante incluirá a entrega de bodies, gentilmente cedidos pela empresa Polo Wear. Em seguida será realizado um café da tarde para todas as mães.

Banco de Leite

Para encontrar o banco de leite humano mais próximo, acesse o site da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano ou utilize o Localizar de Bancos de Leite Humano (LOBALE).

Matern Milk e a EME Equipment apoiam o aleitamento materno.

Inscreva-se

Gostou deste post? Aproveite para seguir nossa página no Facebook Instagram.

Compartilhar essa publicação
Comentar essa publicação

Assine nossa newsletter

Digite seu e-mail e receba notícias e novidades

Categorias

Encontre um representante

e solicite seu orçamento