Notícias - Dicas para mães

8 superalimentos que as mães devem comer durante a amamentação

8 superalimentos que as mães devem comer durante a amamentação

Por EME Equipment em 30/11/2018

A amamentação é a melhor forma de alimentar o bebé, já que o leite materno contém todos os nutrientes necessários e ainda fortalece o sistema imunitário”, conta à NiT a nutricionista Bárbara de Almeida Araújo.

A Organização Mundial da Saúde recomenda que os bebés sejam amamentados desta forma até aos seis meses, devendo prolongar-se até aos dois anos como complemento. Contudo, pode ser um período muito desgastante para as mães.

Ingerir mais de 500 calorias por dia, além das duas mil recomendadas diariamente para um adulto, é o ideal. Mas atenção: é fundamental escolher bem os alimentos.

De acordo com a especialista, a alimentação deve incluir hidratos de carbono de absorção lenta, proteínas, vitaminas e minerais. No fundo, ser equilibrada e variada. Só assim é que as mães vão conseguir repor energia e ter a certeza de que estão a fazer tudo bem para a produção de leite materno.

“Beber um copo de água após cada mamada e sempre que tiver sede também é extremamente importante”, alerta à NiT a também autora do blogue “Manias de Uma Dietista“.

Porém, há oito alimentos específicos que vão ter um papel fundamental para garantir que tudo corre da melhor forma durante a amamentação. Confira nas imagens a seguir para saber quais são:

Amêndoas

amendoas

Sabia que as amêndoas têm 264 miligramas de cálcio por cada 100 gramas? Além disso, são uma ótima fonte de proteína, fibra, vitamina E e magnésio.

Ovos

Ovos

Os ovos também são essenciais para uma mãe ingerir durante a amamentação. Eles são uma ótima fonte de proteína de alto valor biológico, e, ainda, vitaminas A, B12, D, selênio e zinco. "Como as necessidades de proteína aumentam durante a amamentação para evitar que haja perda de massa muscular, este alimento é um ótimo aliado", revela.

Abacate

Abacate

Sabia que o abacate é rico em ácido fólico? Por outras palavras, rico num nutriente essencial durante a gravidez para o desenvolvimento do sistema nervoso central, sendo também importante para os bebés, uma vez que garante o seu bom desenvolvimento e crescimento. Este superalimento é igualmente uma boa fonte de gorduras monoinsaturadas e vitaminas C e E.


Espinafre

espinafre


Sabia que os espinafres são ricos em ácido fólico, que ajudam a prevenir a anemia nas mães? É por isso que é tão importante incluí-los na alimentação, particularmente, neste período. Mas esta não é a única razão, já que este alimento também tem alto teor em ferro e cálcio.

Leguminosas

leguminosas

As leguminosas são incríveis fontes de ferro e proteína. E a melhor parte é que são ricas em fibra e de baixo índice glicêmico. É que isto quer dizer que podem ajudar as mães a manterem-se saciadas durante mais tempo.

Aveia

aveia


Acredite ou não, a aveia faz parte desta lista. Porquê? Porque é rica em ferro, fibra e proteína. Resumido: nutrientes fundamentais para a mãe e para o bebé. Segundo a especialista, este alimento "parece ter um efeito galactogogo, que significa aumentar a produção de leite materno".

Tâmaras

tamaras


As tâmaras são ótimas fontes de potássio e vitamina B5, que são muito importantes no organismo. Outro ponto positivo, de acordo com a especialista, é que contêm açucares naturalmente presentes que vão dar mais energia às mães nesta altura mais desgastante.

Sementes de Sésamo

Sementes de sesamo

As sementes de sésamo são ricas em ácidos gordos de qualidade e outros antioxidantes, como as vitaminas do complexo B e a vitamina E. Além disso, têm um alto teor em fibras, ajudando a manter a sensação de saciedade durante mais tempo. "Elas são também ótimas fontes de cálcio, fósforo e ferro", diz à NiT a nutricionista.

Fonte: https://bit.ly/2QuxU2b

Quero saber mais sobre amamentação

Matern Milk e a EME Equipment apoiam o aleitamento materno.

Gostou deste post? Aproveite para seguir nossa página no Facebook Instagram.


Compartilhar essa publicação
Comentar essa publicação

Assine nossa newsletter

Digite seu e-mail e receba notícias e novidades

Categorias

Encontre um representante

e solicite seu orçamento