Notícias - Dicas para mães

10 formas simples de aliviar a cólica do bebê

10 formas simples de aliviar a cólica do bebê

Por EME Equipment em 07/01/2019

Cólicas são muito desagradáveis. Elas fazem a gente se sentir mal, com dor aguda o tempo todo. Mas se é ruim para adultos, para bebês é ainda pior. A cólica do bebê pode deixá-lo bem agitado.

Claro, o bebê pode estar chorando e gritando por muitos motivos, ainda assim certos sinais vão te ajudar a identificar a cólica do bebê. Observe: ele acabou de mamar, está agasalhado a ponto de não sentir frio, com a fralda seca e ainda assim continua chorando? Isso quer dizer que existe uma grande chance dele estar sentindo cólica nesse exato momento.

A crise de cólica irá causar um grande desconforto no bebê, devido as dores abdominais muito fortes. Devido a formação do sistema digestivo, é normal que haja cólica até o quarto mês da criança.

Confira 10 formas simples de aliviar as cólicas dos bebês

1 – Massageie a barriga do bebê

Massageie a barriguinha dele em sentindo horário. Em seguida, com as mãos em concha, deslize uma de cada vez pela barriga da criança, partindo da base das costelas em direção ao púbis, com bastante suavidade.

Também é bom coloca-lo em movimento, deitando de barriga para a cima e movimentando as pernas dele para a frente e para trás.

2 – Banho quente

Um banho quente é ideal para o seu bebê, regulando a temperatura entre 35 e 37 graus. É interessante que o ambiente esteja silencioso, apenas com uma música ambiente tocando.

A  luz também deve estar fraca. Também é interessante que você cante para ele baixinho, para ele se sentir mais calmo e acolhido.

3 – Compressa

Se você não tiver uma bolsa térmica para por sobre a barriga do bebê, passe uma fralda a ferro e coloque na barriguinha dele – sempre testando a temperatura antes.

O calor favorece a vasodilatação, facilita o fluxo sanguíneo e relaxa a musculatura, diminuindo o desconforto abdominal.

4 –  Contato com a pele

O bebê se sente mais calmo, aconchegado e protegido quando está em contato direto com a mãe ou o pai. Deite de barriga para cima e coloque seu bebê sobre a sua barriga.

De preferencia, tire a blusa e deixe o bebê só de fralda, por que assim o contato com a sua pele fara ele se sentir melhor.

5 – Enrolar no cueiro

Você deve envolver o corpo do bebê como se fosse um pacotinho, assim o cueiro irá proporcionar uma sensação de aconchego e segurança. Alem disso irá diminuir a irritabilidade e a agitação da criança.

6 – Ofereça peito

Os bebês se acalmam quando recebem o leite materno. É um estimulação oral que decorre do movimento de sucção. Esse movimento é uma fonte de satisfação que ajuda a amenizar a cólica.

Só não ofereça o seio se a criança tiver acabado de mamar ou se ela recusar repetidamente o peito.

7 – Veja se tem gases

Quanto mais ar o bebê puxa, mais irá produzir gases. Talvez você não saiba, mas isso pode agravar a cólica. Para evitar esses gases, faça ela arrotar sempre depois que terminar de mamar.

8 – Controle a alimentação

Não existe uma comprovação direta sobre a dieta da mãe e as cólicas do bebê. Ainda assim, não custa prevenir.

Evite o consumo de certos alimentos, como aqueles muito industrializados, com corantes e conservantes, que as vezes podem dificultar na digestão da criança e terminar com cólica.

9 – Aguarde

O bebê pode chorar horas seguidas por causa da cólica, e isso pode causar ansiedade da mãe. Por isso é ideal que você não entre em pânico.

Nessas horas saia de cena, deixe o pai ficar um tempo com ele enquanto você toma um banho, come e se retira para se acalmar e descansar um pouco.

10 – Medique

Existe sim remédios para cólica nos bebês. Se nenhuma das alternativas anteriores funcionar, os pais podem comprar analgésicos infantis e medicamentos anti-flatulência, mas apenas se forem receitados pelo pediatra e, principalmente, só na hora que acontecer a cólica.

É necessário receita, por que os remédios podem ter contraindicações, e só são usados em último caso.

Quero saber mais sobre amamentação

Fonte: https://bit.ly/2H9aNGO

Matern Milk e a EME Equipment apoiam o aleitamento materno.

Gostou deste post? Aproveite para seguir nossa página no Facebook Instagram.

Compartilhar essa publicação
Comentar essa publicação

Assine nossa newsletter

Digite seu e-mail e receba notícias e novidades

Categorias

Encontre um representante

e solicite seu orçamento