Notícias - Amamentação

Guia de bomba tira leite: Quando e por quanto tempo usar?

Guia de bomba tira leite: Quando e por quanto tempo usar?

Por EME Equipment em 06/06/2019

Recomendamos a amamentação, sempre que possível. É a melhor maneira de alimentar seu bebê. No entanto, entendemos que nem toda mãe pode amamentar sob demanda e ficar com seu bebê 24 horas por dia. Se você quiser continuar fornecendo leite materno ao seu bebê, uma bomba tira leite é um meio eficaz de estabelecer e manter um bom suprimento de leite. Há muitas razões para extrair o leite materno.

Quando você deveria usar a bomba tira leite

  • Você pode querer armazenar leite para quando estiver longe do seu bebê. Talvez você esteja voltando ao trabalho, deixando seu bebê com a família ou com uma babá.
  • Você quer dar leite materno para o bebê, mas não quer se alimentar diretamente do seio.
  • Você tem interesse em doar leite para um banco de leite ou programa de troca de leite.
  • Você está tentando aumentar seu suprimento de leite, está desmamando e precisa aliviar a pressão, ou está sofrendo de mastite ou precisa drenar seu seio para ajudar na cura
  • Muitas outras razões!

Coisas que você deveria saber antes de usar a bomba tira leite

Quando estiver pronto para começar a bombear, há algumas coisas que você precisa saber. Se você tem um bebê mamando a termo, saudável, você pode esperar algumas semanas para começar a bombear e armazenar o leite materno. Se o seu bebê for  prematuro ou doente e ainda não puder amamentar, ou se tiver optado por bombear exclusivamente, bombeie o mais depressa possível após o nascimento, de preferência dentro de seis horas após o parto.

Se principalmente você está amamentando

  • Bombear de manhã. Muitas mães obtêm o máximo de leite materno pela manhã.
  • Bomba entre a amamentação, 30-60 minutos após a amamentação ou pelo menos uma hora antes da amamentação. Isso deve deixar muito leite para o seu bebê na próxima alimentação.
  • Se o seu bebê quiser amamentar logo após o bombeamento do peito, deixe-o! Alguns bebês são pacientes e apenas se alimentam por mais tempo para obter o leite de que precisam.
Se você é exclusivamente bombeio de mama:
  • Plano para bombear 8-10 vezes em um período de 24 horas. 
  • A produção total de leite é tipicamente 25-35 oz. (750-1,035 mL) por 24 horas. Depois de ter atingido a produção total de leite, mantenha um cronograma que continue produzindo cerca de 25-35oz de leite materno em um período de 24 horas. 
  • Cada mãe e bebê são diferentes, planeje suas sessões de bombeamento em torno do que funciona melhor para vocês dois.

Lembre-se, uma bomba tira leite de qualidade é essencial para o sucesso no bombeamento da mama.

Aprendendo a usar a bomba tira leite

Aprender a bombear pode ser um processo desanimador. Estes passos vão preparar você e seu bebê para o sucesso.

  1. Faça um pouco de lição de casa. Leia as noções básicas de bombeamento de mama e não se esqueça de rever as instruções da sua bomba tira leite.
  2. Encontre um lugar tranquilo e confortável para se sentar.
  3. Traga uma bebida e um lanche.
  4. Conecte sua bomba ou verifique se ela tem baterias de trabalho.
  5. Lave suas mãos com sabão e água.
  6. Monte o kit da bomba.
  7. Centralize os flanges sobre o(s) peito(s) e centralize o mamilo na abertura do flange, fazendo uma vedação de ar. Ajuste de flange é importante!
  8. Se você estiver bombeando duas vezes, cubra cada flange no peito com os dedos abaixo do flange e o polegar na parte superior. Ao ajustar os mostradores, mude para usar um braço em ambos os seios, mantendo um selo hermético.
  9. Ligue sua bomba.
  10. Semelhante a um bebê amamentando no peito, comece com alta velocidade e baixa sucção até ver o fluxo de leite (descida), ajuste a velocidade para médio e aumente a sucção com base no nível de conforto.
  11. Uma vez que o fluxo de leite diminui, aumente a velocidade para alta até a próxima descida, depois diminua para velocidade média.

Quanto bombear

Quanto leite você deve esperar para bombear irá variar dependendo de fatores como a idade do seu bebê, tempo desde a última alimentação ou bombeamento, hora do dia, tipo de bomba, quanta prática você teve com a sua bomba, e se você está relaxado ou estressado.

Se você está amamentando, em média, você pode esperar:

  • Mais produção de leite nas primeiras horas da manhã.
  • Volumes diminuindo gradualmente durante o dia e a noite.
  • Os volumes de leite materno dependem de muitas variáveis ​​e cada mama pode produzir volumes diferentes.

Se você está bombeando exclusivamente, em média, deve tentar manter a produção total de leite de cerca de 25 a 35 onças. (750-1,035 mL) por 24 horas. Pode levar algum tempo para atingir este objetivo, não se preocupe em acertar isso no primeiro dia! 

Os bebês podem tirar mais leite da mamadeira do que quando amamentam. O fluxo mais rápido e estável da mamadeira faz com que alguns bebês levem mais do que precisam. Um frasco de fluxo lento pode ajudar a evitar a superalimentação.

Como alcançar e manter a produção total de leite materno

Se você está bombeando porque seu bebê está prematuro ou muito doente para amamentar, ou porque você escolheu bombear exclusivamente, siga estas dicas para alcançar e manter a produção total de leite. Bombeamento, muitas vezes, para drenar o peito completamente envia um sinal para o corpo para produzir mais leite. Quanto mais você drenar seus seios, mais leite eles produzirão.

Do nascimento ao dia 4

  • Se puder, comece a bombear seis horas após o nascimento.
  • Use uma bomba multiusuário para iniciar e manter o suprimento de leite.
  • Espere bombear apenas um pouco de colostro (o primeiro leite) no início.
  • Logo que possível, bombear 8-10 vezes a cada 24 horas. Isso é quantas vezes a cada dia seu bebê normalmente se alimentaria do seio. Na maioria dos casos, quanto mais vezes você bombear, mais leite produz. O inverso é verdadeiro também. Bombear menos vezes produzirá menos leite.
  • Bomba dupla (bombear os dois seios ao mesmo tempo); Isso economiza tempo e pode aumentar a produção mais rapidamente.
  • Bombeie pelo menos 10-20 minutos, até que o leite chegue no dia 3 ou 4. Em seguida, exprima qualquer leite restante. Retire e coloque a flange da mama sob o seu seio para recolher o leite que você expressa. (A expressão da mão ajuda a drenar melhor o seu seio e os seios drenados tornam o leite mais rápido.)
  • Para ajudar a estabelecer o fornecimento de leite, bombear pelo menos duas vezes entre 1 a 6 horas. Nas primeiras horas da manhã, os níveis de hormônio do leite aumentam e, aproveitando-se disso, aumenta a produção de leite.

Do dia 4 à produção completa

Quando seu leite aumenta de gotas para onças (ml) no dia 4, faça estas mudanças:

  • Bombeie por mais tempo, dois minutos após a última gota de leite ou até os seus seios ficarem macios / já não se sentirem cheios.
  • Concentre-se no número total de bombeamentos por dia (8-10 vezes por 24 horas) em vez do tempo entre as bombeamentos (a cada 2-3 horas).
  • Não deixe passar mais de um período de cinco horas sem bombear durante as primeiras duas semanas de vida do seu bebê.

Muitas mães acham mais fácil se concentrar em seu total diário, em vez de bombear em um horário definido a cada dia. Este total diário também parece ser o mais importante para a produção de leite materno.

Quando você alcança 25-35 oz. (750-1.050 ml) por bebê por período de 24 horas, você atingiu sua meta. A maioria das mães pode bombear menos vezes a cada dia e manter a produção. Nesta fase:

  • Manter um cronograma que continue produzindo aproximadamente 25-35 oz de leite materno em um período de 24 horas. 
  • Mantendo sua produção ideal de leite, você pode tentar dormir mais. Uma vez que a produção total é desenvolvida, muitas mães bombeiam logo antes de dormir e logo pela manhã. Veja se você pode fazer isso sem muito peito ou uma diminuição na produção de leite. 
  • Bombeie por um curto período de tempo. Para muitas mães, 10 a 15 minutos de bombeamento são longos o suficiente. 
  • Uma vez por semana, adicione o leite que você bombeia em um período de 24 horas. Anote e compare seus totais a cada semana. Você saberá imediatamente se a produção cair. 

Aumentando a Produção de Leite Materno

Se você precisa aumentar a produção de leite materno, quanto mais cedo você trabalhar, mais rápido você verá os resultados. Algumas ideias para tentar são:

  • Bombeie mais. 8-12 bombeamentos por um período de 24 horas aumentam a produção de leite para a maioria das mães. 
  • Bombeie por mais tempo, dois minutos após a última gota de leite ou até que seus seios estejam macios / não se sintam mais cheios
  • Verifique o tamanho do seu flange de mama; pode mudar com o tempo. 
  • Massageie os seios antes ou durante o bombeamento. 
  • Massageie os seios após o bombeamento. 
  • Pergunte ao seu consultor de lactação ou profissional de saúde para obter informações adicionais sobre o aumento do suprimento de leite.

Desmame da bomba

Quando você decide desmamar da bomba, lembre-se que o desmame mais seguro e confortável é quase sempre gradual. Existem algumas maneiras de desmamar da bomba:

  • Solte um bombeamento diário. Dê ao seu corpo dois a três dias para ajustar. Em seguida, solte outro bombeamento diário. Deixe o seu primeiro e último bombeamento diário até o final. Repita até que você esteja totalmente desmamado da bomba. 
  • Mantenha o número de bombeamentos iguais, mas bombeie por um curto período de tempo. Por exemplo, se você estava recebendo 4 oz. (120 ml) a cada bombeamento, pare após 3 oz. (90 ml). Dê ao seu corpo dois a três dias para ajustar e depois faça novamente. Repita até não sentir mais a necessidade de bombear.

Enquanto estiver desmamando, se seus seios se sentirem cheios, bombeie apenas o tempo suficiente para ficar confortável. Deixar seus seios ficarem cheios o coloca em risco de dor e infecção.

Gostou da publicação? Caso queira receber gratuitamente mais informações e notícias sobre o mundo da amamentação, clique no link abaixo. 

Quero saber mais sobre amamentação

Matern Milk e a EME Equipment apoiam o aleitamento materno.

Aproveite para seguir nossa página no Facebook Instagram.

Compartilhar essa publicação
Comentar essa publicação

Assine nossa newsletter

Digite seu e-mail e receba notícias e novidades

Categorias

Encontre um representante

e solicite seu orçamento