Notícias - Amamentação

Como manter a amamentação depois da licença maternidade?

Como manter a amamentação depois da licença maternidade?

Por EME Equipment em 27/07/2018

Logo depois que a licença maternidade acaba, há uma ajudinha da lei brasileira, que concede até o bebê fazer 6 meses. Dois intervalos de meia hora cada durante a jornada de trabalho, especificamente para as mamadas.

Se você mora perto do trabalho ou seu filho está em uma creche próxima, talvez consiga sair para amamentar (pode também negociar no trabalho para juntar os dois intervalos e ficar fora por uma hora).

Caso você não consiga usar os intervalos para dar de mamar, pode tentar negociar com o empregador para diminuir o expediente em uma hora (no início ou no fim da jornada de trabalho), até o bebê completar 6 meses.

Se não conseguir conciliar as mamadas no meio do horário de trabalho, você tem duas opções:

Alternativa 1

Mantenha sua produção utilizando uma bombinha elétrica Tira Leite Matern Milk para ordenhar o leite materno uma ou duas vezes durante o expediente, se houver algum lugar adequado onde você trabalha.

Aí você guarda bem o leite extraído em geladeira, para que possa ser dado ao bebê por outra pessoa no dia seguinte (leia abaixo como fazer isso).

Se não houver geladeira ou lugar adequado, você pode aproveitar os intervalos mesmo assim, tirando o leite uma vez ao longo do expediente, mesmo que seja para jogá-lo fora. A vantagem é que você mantém a produção, ou seja, seu leite não diminui de quantidade por você estar amamentando menos.

De qualquer jeito, quando estiver em casa, você pode continuar amamentando normalmente.

Alternativa 2

Se não puder ou não quiser tirar o leite no trabalho, pode gradualmente substituir as mamadas do dia por fórmula láctea e deixar para amamentar antes de sair de manhã cedo e ao voltar, no fim do dia.

Saiba, no entanto, que sua produção vai cair, e que o leite que seu corpo produz talvez não seja suficiente para satisfazer o bebê. Além disso, o uso de mamadeira pode causar confusão de bicos e interferir na amamentação.

Quais as vantagens de tirar o leite no trabalho?

Entre as vantagens de manter o aleitamento por mais tempo, está o fato do leite materno evitar alergias, conferir proteção contra doenças e ainda por cima ser de graça.

Além disso, tirar o leite materno pode diminuir o risco de você ter mastite.

Pode até ser que você ache meio estranho ou chato usar a bombinha em um ambiente tão frio (mesmo que seja um espaço reservado), mas muitas mães que tiram o leite no trabalho garantem que os benefícios compensam as inconveniências.

Como faço para tirar o leite no trabalho?

Você vai precisar de alguns itens básicos:

  • Uma bombinha elétrica tira leite Matern Milk: Um equipamento destinado a auxiliar a retirada de Leite Humano, com conforto, sem causar dor ou incômodo a lactante, principalmente nos casos de Mamilos Invertidos, Ingurgitamento, Mastite ou para alimentação de RN prematuros e também para doadoras de Leite Humano.
  • Copo de aleitamento ou frascos (de preferência de vidro), esterilizados em casa, e uma sacolinha térmica para armazenar o leite no caminho de volta.
  • Acesso a uma geladeira para manter o leite resfriado até que você volte para casa.

Treine usar a bombinha tira leite Matern Milk em casa, antes de retornar ao trabalho de vez, assim você saberá direitinho o que esperar e como vai se sentir, além de ter ideia da quantidade de leite que conseguirá ordenhar.

Converse com seus superiores para tentar encontrar uma salinha onde possa ficar à vontade e que possa ser trancada, para evitar sustos. O banheiro não é o melhor lugar para tirar o leite, pois é um ambiente sujeito a contaminações.

A Anvisa tem uma norma técnica (portaria 193) para a criação de salas de apoio à amamentação no local de trabalho. É uma boa iniciativa tentar movimentar as mães para incentivar a montagem de uma sala assim na sua empresa.

Com que frequência devo usar a bombinha elétrica Tira Leite Matern Milk?

O ideal é ordenhar o leite materno a cada três horas, para manter o ritmo da produção do leite e poder amamentar sem problemas no fim de semana.

Mesmo que você só consiga ordenhar o leite uma vez, durante sua jornada de trabalho, já é melhor do que não tirar nada.

O que faço para que meus seios não vazem no trabalho?

Nas primeiras semanas depois da sua volta da licença maternidade, é bem possível que você sinta seus seios bem cheios nos horários de mamada e que eles vazem.

A retirada regular do leite materno (digamos que em um intervalo de manhã, na hora do almoço e em outro intervalo à tarde) vai ajudar a conter o vazamento, mas você pode também usar absorventes para seios a fim de evitar marcas ou manchas nas roupas.

Existem também conchas plásticas próprias para isso. Colocadas sob o sutiã, elas "guardam" o leite que vaza, evitando que o seio fique irritado pelo contato com protetores de algodão.

Fonte: https://bit.ly/2tNk7or

A Matern Milk e a EME Equipment apoiam o aleitamento materno.

Gostou deste post? Aproveite para seguir nossa página no Facebook Instagram.

Compartilhar essa publicação
Comentar essa publicação

Assine nossa newsletter

Digite seu e-mail e receba notícias e novidades

Categorias

Encontre um representante

e solicite seu orçamento